quarta-feira, 25 de agosto de 2021

O quente e o frio de alguns bálsamos e linimentos utilizados na medicina tradicional chinesa

 


Nem é necessário explicar que acupuntura (Zhen Jiú - 针灸) e fitoterapia integram o complexo sistema etnomédico que conhecemos como Medicina Tradicional Chinesa - MTC. Os especialistas dessa pratica além da inserção de agulhas (针 - Zhen) capazes de expulsar o frio ou calor perverso descrito nas categorias de classificação de patologias na medicina chinesa, também utilizam aplicação de calor com cones ou bastões próprios da moxabustão ( Jiŭ), comumente feitos de erva seca (Artemísia vulgaris) em combustão ou podem aplicar sobre a pele compostos de ervas combinadas em balsamos e linimentos capazes produzir efeitos metabólicos atuando sobre as sensações de frio e calor no organismo humano, como veremos.

Ainda há muito a saber sobre o significado do calor ( rè) e frio ( lěng); na MTC bem como o efeito de diversas substancia aplicadas sobre a pele na circulação sanguínea tanto por seu efeito de interação com receptores nervosos de frio (Corpúsculos de Krause) e calor (Corpúsculos de Ruffini) como ação metabólica.

Analisando o período histórico de surgimento/consolidação de algumas das ideias básicas da “ciência” chinesa Colin A. Ronan em sua "História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge"  estudando os fundamentos conceituais que resultaram no desenvolvimento técnico da acupuntura, destaca a concepção de Yin / Yang (陰陽) no princípio do século IV a.C. e quanto a teoria dos Cinco elementos Wu Xing (五行), entre 370 e 250 a.C. por Tsou Yen (Zou Yan) o membro mais destacado da Academia Chi-Hsia (Zhi-Xia) do príncipe Hsuan (Xuan). Até hoje tais categorias de interpretação são aplicadas a fisiologia e patologia em uma lógica própria, distinta da ocidental.

Na perspectiva de interpretação da MTC podemos compreender os efeitos da temperatura fria e quente segundo uma concepção semiológica de uma dualidade complementar onde o frio se inclui na categoria Yin () juntamente com a hipotermia, litíase, algumas formas do anabolismo e o calor é incluído na categoria simbólica Yang () assim como a inflamação, a febre e algumas formas do catabolismo.

Segundo a teoria dos Cinco elementos Wu Xing (五行), e como Lê-se no Nei Ching: “Na natureza há o lapso das quatro estações e as alterações dos cinco elementos que por sua vez produzem as cinco energias, isto é, frio, calor, secura, umidade e vento, e assim por diante a fim de promover o nascimento, o crescimento, a colheita e o armazenamento de todas as coisas.

Assim como a acupuntura e moxabustão, a fitoterapia segue esses mesmos princípios. Segundo editores do Health Library do Beth Israel Lahey Health o sistema conceitual classificatório da fitoterapia desenvolvido na China difere de várias maneiras significativas da fitoterapia europeia. A diferença mais óbvia é que a tradição de ervas ocidental concentra-se em “símplices” (e extratos), ou ervas tomadas por si mesmas. Em contraste, a medicina tradicional chinesa à base de ervas (MTCE) faz uso quase exclusivo de combinações de ervas (复方 – Fùfāng).

O mais importante, como destaca os citados autores acima citados e Xuefeng Su et al. é que essas fórmulas não foram projetadas para tratar os sintomas de uma doença específica; em vez disso, eles são ajustados especificamente para o indivíduo de acordo com os princípios complexos da MTC. As fórmulas geralmente feitas exclusivamente de produtos vegetais usadas na fitoterapia tradicional chinesa, dividem-se  em quatro categorias de ervas: Soberana ( jūn), o principal ingrediente, equivalente ao que nos textos modernos é a substância que fornece o principal efeito terapêutico na prescrição; ( chén) Ministros ou associados, que potencializam ou auxiliam as ações terapêuticas; Os assistentes (também chamados de ajudantes, em chinês zuǒ) que desempenham uma ou mais das seguintes funções: tratar os sintomas que os acompanham, moderar a aspereza ou toxicidade das substâncias primárias, ajudar a erva “soberano” e os “ministros” a cumprirem seus objetivos principais ou modular o efeito terapêutico, tipo a adição de substância refrescante a uma receita de aquecimento ou vice-versa;  Finalmente as ervas ou substancias Mensageiros, em chinês 使 shǐ) que conduz  as outras ervas na fórmula para um canal (meridiano) ou órgão específico, ou ainda exerce uma influência harmonizadora. Observe-se que a seleção e aplicação de pontos de acupuntura obedece princípios semelhantes para sua escolha e combinação.

Eis alguns exemplos extraídos de artigos e bula de apresentação de alguns bálsamos e linimentos da Medicina Tradicional Chinesa que ilustram tais princípios e efeitos esperados:

O linimento Zheng Gu Shui que pode ser traduzido vagamente como Água Corretora de Ossos tem indicação na MTC medicina tradicional chinesa como capaz de atuar como um analgésico leve, promovendo a circulação, reduzindo hematomas e inchaço e fortalecendo o tecido conjuntivo.

Seus Ingredientes:

Notoginseng Radix (tián qī)
Curcumae Rhizoma (é zhú)
Polygoni Cuspidati Rhizoma (hǔ zhàng)
Cinnamomi Ramulus (guì zhī)
Crotonis Crassifolii Radix (jī gǔ xiāng)
Angelicae Dahuricae Radix (bái zhǐ)
Moghaniae Radix (qiān jīn bá)
Inulae Cappae Herba (bái niú dǎn)
Mentolum (bò hé nǎo)
Cânfora (zhāng nǎo)

Os efeitos farmacológicos específicos de tais plantas naturalmente são relevantes mas no momento nos interessa a análise das principais ervas capazes de produzir as sensações de frio e calor.  Fórmulas à base de ervas, como mentol, cânfora e óleo de menta, segundo seus usuários, podem manter a pele fresca em dias quentes. O bálsamo é comumente aplicado nas têmporas para manter o corpo fresco e revigorado. Alguns também o usam como repelente de mosquitos devido ao seu cheiro forte e também para aliviar o enjoo.

Outros itens refrescantes e repelentes de insetos são a Água de flores de Liushen (Liushen florida water); água mentolada Fengyoujinge e água Huoxiangzhengqi. Entre os mais conhecidos linimentos de efeito frio estão o Polar Bear brand e White Flower:

O Óleo Essencial Chinês de Urso Polar (Polar Bear Chinese Essential Embrocation Oil) aplicado inicialmente sobre a pele produz uma sensação de calor (quente) e após penetrar na pele, depois de alguns minutos, produz uma sensação muito fria.

Composto de Cristais de menta (23%); Hortelã-pimenta (20%); Cânfora natural (15%) e Óleo de eucalipto (42%) é tradicionalmente indicado para resfriados obstrução nasal, enjôo, congestão nasal e no peito tem efeito anestésico e refrescante.

O Oléo essencial Flor branca (white flower balm) também conhecido como Pak Fah Yeow, é uma mistura de vários óleos essenciais, incluindo óleo de eucalipto, Óleo de lavanda, Seus ingredientes ativos são Canfora (6%) Mentol (15%) e Salicilato de metila (40%), antes talvez extratos do óleo de gautéria (wintergreen oil). A Gaultheria longibracteolata (Ericaceae) tem sido tradicionalmente usada por diferentes grupos linguísticos na província de Yunnan, China.

Entre os bálsamos que promovem aquecimento está o conhecido Bálsamo do tigre (Tiger balm), que possui diversas composições “fracas” e extra fortes Composto basicamente por cânfora, mentol e óleos essenciais (pimenta, M. cajuputi, cravo e cássia) em formulações e formas de apresentação variadas. Algumas incluem o óleo de gaultéria, óleo de eucalipto e o salicilato de metila.

A história do Tiger Balm data o século 19. O "médico" tradicional Aw Chu Kin partiu da casa de sua família e da prática de MTC de seu pai em Fujian, uma província do sudeste da China, para buscar fortuna na colonial Rangoon, a maior cidade de Mianmar (ou Birmânia), e lá compôs essa formula que segundo a MTC atua através dos vapores quentes e picantes, efervescentes e dispersantes das ervas - que ajudam a mover o qi e fazer o sangue fluir melhor.

Segundo o ditado na medicina chinesa: “onde não há movimento de qi, há dor. Onde não há dor, há movimento do qi”.

Nos linimentos e balsamos ocidentais também são muitas as fórmulas com Salicilato de Metila, um éster metílico do ácido salicílico, extraído de muitas espécies de plantas a exemplo das bétulas  (Betulaceae),  gaultérias (Ericaceae) e salgueiros (Salicaceae). Extratos da casca dos salgueiros já eram conhecidos e recomendados por Hipócrates (cerca de 460 –370 aC.), para aliviar as dores do parto e diminuir a febre, além de recomendar o uso tópico de suas folhas como antisséptico. Consta entretanto que o salicilato de mentila composto (derivado do derivado de um ácido salicílico) foi extraído e isolado da espécie vegetal Gaultheria procumbens em 1843.

Segundo Câmara Filho o princípio ativo da casca do salgueiro foi identificado pelos químicos italianos Fontana e Brignatelli em 1826, isolado pelo um farmacêutico francês, Henri Leroux (1829), e  somente em 1838, o químico italiano Rafaelle Piria realizou a extração do ácido salicílico. O ácido acetilsalicílico, obtido pelo acréscimo do acetato foi obtido em 1853, pelo químico alsaciano Charles Fréderic Von Gerhard, mas somente em 1897, se descobriu sua eficácia analgésica, patenteada pelo químico Felix Hoffmann, que trabalhava para a Friedrich Bayer & Co.

Além do salicilato, uma das mais conhecida plantas e substancias citadas está o mentol obtido a partir de hortelã - pimenta e outras variedades botânicas. O hortelã tem sido usado desde a antiga Babilônia, e há relatos de que é conhecida no Japão há pelo menos 2.000 anos, mas foi na Antiguidade Clássica que seu uso médico se consagrou com as contribuições de Dioscorides (40-90) e do historiador e naturalista romano Plínio, o Velho (23-79). O uso do seu óleo essencial se desenvolveu a partir do século XVI a nova medicina enraizado na alquimia e no  Ocidente , o mentol foi isolado pela primeira vez em 1771, pelo alemão Hieronymus David Gaubius. Entre seus múltiplos usos medicinais incluiu-se o uso tópico e sistêmico para controlar as manifestações inflamatórias de diversas doenças, incluindo dor, eritema e febre, desde a Antiguidade clássica.

Entre os terpenos de baixo peso molecular como o mentol (um monoterpeno) encontram-se muitos dos componentes de óleos essenciais, a exemplo da cânfora extraída da árvore Cinnamomum camphora (a canforeira) igualmente presente em diversos dos citados linimentos por sua ação acção rubefaciente, antipruriginosa, antisséptica e analgésica.

Como visto ainda há muito a conhecer sobre as propriedades combinadas e diversas ervas, o que é uma tendência comum nas medicinas antigas e chinesa, contrária à lógica farmacêutica de identificação dos princípios ativos.  

Entre os bálsamos origem ocidental estão os produtos da indústria farmacêutica Iodex uma marca registrada em 1942 para Menley & James Limited Single Firm, a base de iodo (iodopovidona?) e salicilato de metila, mas hoje com várias composições incluindo o diclofenaco dietilamina e extratos da hortelã-pimenta (Mentha × Piperita) tal como os comercializados na Índia e o Vicks Vaporub (mentol, cânfora e óleo de eucalipto).  

No Brasil atual a diversos bálsamos que utilizam o veículo ou potencial do mentol, cânfora, salicilato de metila a exemplo do Doutrorzinho (acrescentando essência de arnica (Arnica montana) e óleo de copaíba - Copaifera L. genus);  e diversas composições somadas à Canela De velho (Miconia albicans), cânfora, mentol, salicilato de metila, algumas ainda com acréscimos de plantas como Unha de Gato (Uncaria tomentosa), Copaíba (alguma espécie do gênero), Mil-folhas (Achillea millefolium), Mastruz (Chenopodium ambrosioides), entre outros. Ou seja muito ainda a saber sobre os linimentos e bálsamos chineses e brasileiros

Estudos comparativos e de eficácia terapêutica podem e deveriam ser realizados e apresentados por seus comerciantes e não tratados como patentes e segredos industriais.

Se as anotações desse breve texto conseguiu despertar atenção para a complexidade da interação entre a acupuntura e a fitoterapia chinesa bem como para pesquisa do efeito terapêutico dos citados balsamos e linimentos, estamos bem..

Referências

Beth Israel Lahey Health, Winchester Hospital (Editors) Traditional Chinese Herbal Medicine https://www.winchesterhospital.org/health-library/article?id=37410

Caitlin Armit. Zheng Gu Shui liniment for Injury Healing 18 April 2017
https://www.fusion-acupuncture.com.au/zheng-gu-shui/ [consult. 2021-08-25]

Câmara Filho, Lauro Arruda. A história da aspirina
https://hospitaldocoracao.com.br/novo/midias-e-artigos/artigos-nomes-da-medicina/aspirina-uma-biografia/ [consult. 2021-08-25]

Kohnhorst, Adan. Tiger Balm: Herbal Secrets Behind the World’s Most Popular Chinese Medicine. February 22, 2018 https://radiichina.com/tiger-balm-herbal-secrets-behind-the-worlds-most-popular-chinese-medicine/ [consult. 2021-08-25]

Liu Wei (2016). Four 'magical' TCM solutions to beat the heat. https://www.chinadaily.com.cn/china/2016-07/26/content_26231352.htm [consult. 2021-08-25]

Luo, B., Kastrat, E., Morcol, T., Cheng, H., Kennelly, E., & Long, C. (2020). Gaultheria longibracteolata, an alternative source of wintergreen oil. Food Chemistry, 128244. doi:10.1016/j.foodchem.2020.12824

National Center for Biotechnology Information (2021). PubChem Compound Summary for CID 4133, Methyl salicylate. Retrieved August 26, 2021 from https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/Methyl-salicylate. [consult. 2021-08-25]

About DailyMed| Customer Support| Copyright| Privacy| Web Accessibility

National Institutes of Health - NIH. White Flower Analgesic Balm
https://dailymed.nlm.nih.gov/dailymed/lookup.cfm?setid=f3e3b8b5-b12b-49ac-9318-b0c358b136e9 [consult. 2021-08-25]

NEI CHING, (Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo). Compilação de Bing Wang (dinastia Tang). SP, Ícone, 2001

Polar Bear Brand Essential Embrocation Oil
http://bigbrand.pk/Polar-Bear-Brand-Essential-Embrocation-Oil [consult. 2021-08-25]

Polar Bear Brand Essential Embrocation Oil
https://www.reviewstream.com/reviews/?p=86003 [consult. 2021-08-25]

Porto Editora – terpeno na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-08-25 04:24:35]. Disponível em https://www.infopedia.pt/$terpeno [consult. 2021-08-25]

Rodrigues, Antônio GrecoBuscando raízes. Horizontes Antropológicos [online]. 2001, v. 7, n. 16 [Acessado 25 Agosto 2021] , pp. 131-144. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-71832001000200007>. Epub 20 Set 2005. ISSN 1806-9983 https://www.scielo.br/j/ha/a/kJwprSBPmXd3w4xpCxqWQpN/?lang=pt

Ronan, Colin A. História Ilustrada da Ciência da Universidade de Cambridge. (4vol.) vol 2 - Oriente, Roma Idade Média. RJ, Zahar Ed, 1987

Silva H. A Descriptive Overview of the Medical Uses Given to Mentha Aromatic Herbs throughout History. Biology (Basel). 2020;9(12):484. Published 2020 Dec 21. doi:10.3390/biology9120484 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7767097/ [consult. 2021-08-25]

Su X, Yao Z, Li S, Sun H. Synergism of Chinese Herbal Medicine: Illustrated by Danshen Compound. Evid Based Complement Alternat Med. 2016;2016:7279361. doi:10.1155/2016/7279361 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4846759/ [consult. 2021-08-25]

Wilson, Debra; Rose, Huizen, Jennifer 6 uses of Tiger Balm. Medical News Today, November 22, 2018 https://www.medicalnewstoday.com/articles/323771 [consult. 2021-08-25]




Nenhum comentário: