sábado, 14 de abril de 2012

Médicos & Curandeiros



Para realizar esta seleção de imagens de médicos e curandeiros, dois critérios de seleção foram utilizados na seleção, um biográfico, buscando imagens que melhor definissem a identidade de importantes personalidades na história da medicina cosmopolita (ocidental) e imagens que caracterizassem o momento histórico ou contexto sócio cultural de sua atuação clínica, ou seja, de intervenção no processo saúde doença, (exame, diálogos, práticas rituais, de ensino – pesquisa, preparação de medicamentos etc.) o que na falta de outra palavra pode ser definida como ato clínico, considerando, como diz Naomar Almeida-Filho, a natureza complexa, subjetiva e contextual da relação saúde/doença/cuidados e processos sociais.

Um outro critério para descrever ou definir cada uma dessas imagens pode ser os distintos itinerários terapêuticos ou sistemas etnomédicos que representam. O conceito de etnomedicina que tenho utilizado se baseia em Horacio Fábrega que definiu esse enfoque como: o estudo da forma como os membros de diferentes culturas pensam sobre a doença e se organizam socialmente para seu tratamento. Os estudos etnomédicos típicos se concentram na classificação e no significado cultural do adoecimento (tanto somático como mental) e nas condutas de recuperação da saúde destes, bem como, nas teorias e práticas dos curadores.

A maioria dessas imagens é de domínio público, algumas de copyright reservado, mas estão em processo de solicitação de autorização (observe a indicação de autoria no nome do arquivo).

Nenhum comentário: